Já é bastante frequente ouvirmos falar dos malefícios da luz azul emitida pelos ecrãns, tanto em relação aos olhos como aos potenciais distúrbios do sono – nas crianças e nos adultos.
O QUE É A LUZ AZUL?
Designa-se por “luz azul” uma parte da luz visível que inclui violeta, índigo, azul e alguma luz azul esverdeada. Este espectro de luz visível existe na luz natural (sol) e na luz artificial, nomeadamente dos dispositivos eletrónicos – ecrãs de televisão, computadores, tablets, smartphones – e das luzes LED e fluorescentes.
QUAL A RELAÇÃO ENTRE A LUZ AZUL E O ORGANISMO HUMANO?
De uma forma simplificada, a luz azul tem 2 tipos de efeitos no organismo humano: Por um lado, o espectro de luz azul-turquesa interfere com a produção de melatonina, alterando os ritmos de sono e vigília. Por outro, o espectro azul-violeta está identificado como causador de danos nas células da retina e dos foto-receptores dos olhos. Esse processo lento, no qual os danos se acumulam ao longo da vida, tem sido relacionado com doenças degenerativas da retina, como a degeneração macular relacionada à idade (DMRI). As crianças e jovens estão mais expostas à luz digital do que nunca: telescola, aulas no computador, entretenimento no tablet, jogos e video-chamadas com amigos e família no telemóvel.
É natural que esta exposição cause distúrbios no sono e quando as crianças não têm horas de sono suficiente ou quando este é menos reparador, o seu comportamento pode sofrer alterações, manifestando agitação, birras mais frequentes, sonolência ou hiperatividade.
COMO PROTEGER OS OLHOS DAS CRIANÇAS CONTRA A RADIAÇÃO AZUL
A utilização de óculos com lentes que filtram a luz azul protege os olhos das crianças e evita a interferência da luz azul dos dispositivos eletrónicos na produção de melatonina (hormona conhecida por regular os ciclos de sono). As lentes Blue Light dispõem de um filtro especial que oferece bem-estar visual, mesmo quando existe uma elevada intensidade de radiação azul.
BENEFÍCIOS:
- Permite um ciclo de sono mais saudável;
- Ajuda a diminuir dores de cabeça, olhos secos e fadiga ocular causada pela exposição excessiva à luz azul;
- Otimiza o conforto visual através de uma visão mais nítida.
OUTRAS SUGESTÕES PARA PROMOVER UM SONO REPARADOR
- Limitar a utilização de tablets e telemóveis nas 2-3 horas antes da hora de deitar;
- Evitar os alimentos muito açucarados ao jantar;
- Promover uma rotina tranquila à hora de deitar – por exemplo: jantar, 30 minutos de brincadeira calma e uma história;
- O ambiente também influencia o sono: à hora de deitar manter uma temperatura equilibrada, luzes mais fracas e diminuir a agitação em casa.
Espreite abaixo a nossa coleção de óculos com proteção para a luz azul: